Diarreia

Que poderá fazer para ajudar o seu filho?

Quando a criança está com diarreia é importante que beba água (desde logo, na diarreia leve), ou através de solução salina de rehidratação falado mais á frente, a fim de evitar a desidratação.

Também pode oferecer água de arroz a beber, ou se for um bebé a fazer leite artificial, diluir o leite em água de arroz. Se for um bebé amamentado deve continuar a amamentar, ainda que mais vezes ao dia.

Como fazer água de arroz?

  • Ponha 1 litro de água a ferver e junte duas colheres de sopa de arroz;
  • Deixe a água evaporar até metade e junte novamente água até perfazer a quantidade inicial;
  • Deixe ferver novamente durante trinta minutos e coe.

O que são soluções de reidratação oral?

As soluções de reidratação oral são compostas por electrólitos (essencialmente sódio e potássio), associados à água os quais promovem a reidratação de forma mais eficiente, tendo em conta que as perdas ao longo das dejecções diarreicas não são compostas apenas por água.

Por vezes os pais interrogam-se acerca do número de dejecções como referência a ter para saberem se a criança está com diarreia, contudo isso pode ser um risco pois as características como a consistência das fezes e a quantidade em cada dejecção devem de ser tidas em conta.

Pode também ser confuso ou inseguro para os pais avaliarem a diarreia da criança sobretudo se for bebé, de modo que importa salvaguardar a procura dos Serviços de Saúde.

Com a diarreia o rabinho do bebé tende a ficar mais vermelho, e com a gravidade da diarreia essa situação piora, devendo ser dirigida uma atenção especial para a pele do rabinho, a chamada região perianal.

Paula Cristina Fernandes
Enf. Especialista Saúde Infantil e Pediatria

Registe-se