Prevenção de Acidentes em Casa

prevencao1

A casa deverá ser um lugar acolhedor e protector para a criança, pelo que cabe aos pais a tarefa de organizar a casa de modo a evitar perigos.
A curiosidade e a necessidade de ter novas experiências fazem parte do desenvolvimento da criança, pois aprende na interacção com o meio que a rodeia, explorando os objectos que estão disponíveis.
Uma das formas de prevenir os acidentes em casa é explicar à criança os perigos que podem ocorrer para que aprenda a evitar os acidentes.

Estabeleça regras de modo a orientar a sua exploração do meio. Dê reforços positivos, dizendo à criança o que poderá fazer na casa.

A casa quando é feita é pensada para os adultos. Ao ter uma criança que está a começar a gatinhar e a andar, algumas adaptações terá que fazer.
Cabe aos pais a tarefa de construírem um ambiente seguro que permita à criança desenvolver-se de forma harmoniosa e em segurança, sendo necessários diversos cuidados de acordo com as divisões da casa e exterior.
Poderá começar por evitar que a criança permaneça sozinha em casa, sem vigilância de um adulto durante muito tempo.

Segurança na cozinha

Não deve cozinhar com a criança ao colo ou deixá-la perto do fogão a brincar. Utilize as bocas de trás e com os cabos das panelas virados para dentro, evitando que a criança as alcance.
Para maior segurança coloque-a no parque a brincar.

prevencao2

 Ao passar a ferro deverá proceder do mesmo modo porque a criança poderá puxar o fio ou tocar no ferro provocando queimadura ou traumatismo.

Mantenha as gavetas e portas dos armários trancadas com fechos próprios de modo a evitar que criança tenha acesso aos materiais contidos nas respectivas divisões, como objectos cortantes e pontiagudos, electrodomésticos, fósforos, produtos de limpeza e álcool.

As toalhas de mesa devem cobrir a parte superior da mesa para evitar que a criança puxe a toalha e com ela caia os objectos. 

As embalagens originais devem ser mantidas, como por exemplo de produtos tóxicos, de medicamentos e de produtos de higiene, de modo a evitar ingestão de produtos tóxicos.
Os sacos de plástico devem ser mantidos longe da criança para evitar asfixia

Segurança na sala

prevencao3Se o piso é liso, use tapetes antiderrapantes.
As crianças, por curiosidade, podem introduzir os dedos ou algum objecto pequeno nas tomadas da casa, podendo provocar um choque eléctrico. Deverá proteger as tomadas eléctricas com protectores de tomadas.
Em caso de choque eléctrico desligar o quadro da electricidade para evitar transmissão de corrente e recorrer ao serviço de urgência para criança ser observada.

Quando adquirir móveis, prefira os de pontas arredondadas ou use protectores de cantos nos móveis que tem em casa.

Evite ter objectos facilmente quebráveis ao alcance da criança que podem levar a traumatismos.

A televisão por ser muito a atractiva para a criança deve estar bem apoiada para que não caia sobre a criança.

Segurança no quarto

prevencao4

Evite que o berço/cama ou móveis fiquem junto a janelas que permita à criança saltar para esta.

Manter as janelas fechadas com fechos de protecção de modo a que a criança não consiga abrir.

Medicamentos e produtos de higiene devem ficar fora do alcance da criança, em gavetas ou armários trancados.

Brinquedos seguros

prevencao5Brincar com segurança implica escolher o brinquedo de acordo com a idade e desenvolvimento da criança. Explore o brinquedo antes de o dar à criança de forma a verificar se existem riscos para esta.
Até aos 3 anos, os brinquedos não devem ter peças pequenas facilmente destacáveis.
Se houver em casa crianças de diferentes idades, evite que os mais novos brinquem com os brinquedos dos mais velhos pois podem não ser os adequados à sua idade.
Os brinquedos pelo chão poderão provocar quedas. Ensine a criança a arrumar tudo após o divertimento.

Segurança na casa de banho                   

prevencao6Não deixe a criança sozinha na banheira a brincar com a água porque com poucos centímetros de água a criança corre o risco de se afogar, além de poder ocorrer quedas.
As queimaduras também são frequentes nesta divisão da casa pelo acesso da criança à água quente.
Os produtos de higiene podem ser tóxicos. Mantenha-os em armário fechado.
Quando não estiver a utilizar a casa de banho, mantenha a porta fechada. Ao ter acesso à água quente e à existente na sanita, corre o risco de queimadura e de afogamento.

 

Segurança no exterior da casa

prevencao7

Proteja as escadas com cancelas, no início e no fim, para que a criança não saia para o caminho e para evitar quedas nas escadas.
Evite deixar objectos espalhados nas escadas porque podem levar à ocorrência de quedas.
As piscinas e poços deverão estar cercados ou com acesso vedados por portas ou varanda.
Nas férias, as crianças passam mais tempo em casa estando mais expostos aos perigos. Não dê férias à segurança em casa e no exterior da mesma para que toda a família possa desfrutar de todos os momentos.

A falta de tempo dos pais para dedicar atenção à segurança da casa poderá resultar em acidente que poderá comprometer o futuro da criança.
A ÚNICA FORMA DE EVITAR OS ACIDENTES É A PREVENÇÃO PELO CONHECIMENTO E CONTROLE DOS RISCOS!

Inspeccionar regularmente a casa para avaliar possíveis riscos para as crianças é uma das tarefas dos pais!
Aprenda a conviver com a curiosidade da criança e alerte-a para os perigos que a rodeia.
Faça uma lista de números de emergência e mantenha-a junto do telefone: bombeiros, centro de envenenamentos, pediatra, hospital.

CUIDE, PROMOVENDO UM LAR SEGURO!!! 

prevencao8

 

Lurdes Perestrelo
Enfª. Especialista em Saúde Infantil e Pediatria

Registe-se